Livros novos ou usados?

fevereiro 13, 2018

 

   Olá meus queridos leitores! Como anda a vida? Há uns dias atrás, uma amiga da minha mãe começou a organizar um bazar e com isso perguntou se eu tinha interesse em alguns, todos estavam super em conta e acabei escolhendo 3, que saíram por R$25,00 ao todo. Quando os recebi, 1 estava em perfeito estado, enquanto os outros já aparentavam uma condição mais antiga e isso me fez pensar nas livrarias, sebos e bazares.

   Na minha última viagem minha mãe procurou por vários sebos pela cidade com o intuito de comprar livros para a minha escola (aulas de literatura). E imagina minha surpresa ao descobrir que todos estavam fechados?! Era impressionante, antes existia 6 sebos em toda a cidade e todos os que procuramos de repente fecharam, isso me levou a pensar, imediatamente, nas livrarias. Você entra em uma e é difícil encontrar a mesma quantidade de pessoas que encontraria em um cinema por exemplo, elas praticamente não recebem muita gente, não tanto quanto deveriam.

   Agora, pense nos sebos, muitos leitores não gostam de comprar livros usados, ou porque veem amassados ou amarelos, eu mesma não compro muito desse tipo. Minha mãe fala que se algum dia eu tiver que vender meus livros não vou ter problema algum com isso, devido ao fato de que eles parecem nunca ter sido lidos, com essa fala eu fico triste e feliz ao mesmo tempo. Feliz porque realmente terei uma maior facilidade para vender se tentar (pelo menos aqui na minha cidade), e triste porque se não parecem que foram lidos eles parecem não ter história, quando eu falo que comecei a  riscar meus livros algumas pessoas me acham louca mas eu, sinceramente, acho que estou deixando um pedaço de mim naquele livro, que agora não contém apenas a história escrita pelo autor, tem também a minha, trechos que eu mais gostei e me impactaram, o que eu achei daquela parte (às vezes eu até escrevo no meu próprio livro a minha opinião), etc.

   Isso que acabei de compartilhar com vocês foi com o objetivo de mostrar porque a importância de sebos e bazares: eles alimentam a conexão entre as pessoas! Veja, um autor escreve um livro, ele morre mas seus pensamentos ficarão guardados para sempre, é igual para leitores, todo livro guarda também a história de quem os leu, por isso fiquei triste ao constatar que os sebos estão desaparecendo.

   Quanto a história da livraria, livros novos são começos de novas tramas, mas que também me deixam chateada porque muita gente não vai até elas, há livrarias que funcionam também como biblioteca (que eu também não vejo muito) então não há a desculpa de "falta de dinheiro", também não acredito na falta de tempo porque quem tem vontade e determinação consegue arranjar algum, o problema está na falta de concentração, até porque para ler algo é preciso se concentrar e não apenas sentar e ficar olhando para algo, como quando se assiste um filme.

   Esse foi um desabafo direcionado tanto a pessoas que leem quanto para as que não o fazem. Todos temos que aprender que livros são mais que histórias, são ensinamentos, sejam através de ficções, distopias ou romances bobos. Quem lê, sabe porquê!


Um beijo sabor suco de melancia,
     sua Rebeca



You Might Also Like

10 comentários.

  1. Eu nunca fui a um sebo e nunca comprei um livro usado, sou muito perfeccionista. Mas essa 'filosofia' de deixarmos nossa história em nossos livros é muito bonita, então vou tentar aderir. Já imaginou: um livro sendo passado de geração em geração com as anotações de cada membro? Deve ser incrível!

    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha, eu comecei a pensar nisso por causa de um primo meu que é jornalista e vive comprando livros em sebos, mas também ele mora em São Paulo então é mais fácil encontrar um sem muito esforço. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Penso como você. Meus livros são perfeitos, enquanto que os da minha mãe, alguns são bem surrados, mas pela leitura e pelo tempo, sabe! No fim do ano ela queria substituir sua edição antiga de As Brumas de Avalon, mas eu não deixei. Aquele livro tem m,ais história do que suas páginas podem suportar!
    Parabéns pelo post!
    Bjs
    https://gatadeboutique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ainda bem que você fez isso, imagina a relíquia que ela ia perder hahaha. Beijos!

      Excluir
  4. Oii Rê, tudo bem? Antes eu só queria livros novos sabe, mas hoje em dia sou mais mente aberta e sou apaixonada em sebos, sempre que tenho tempo dou uma passadinha em um pra poder olhar o que tem de bom
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu queria tanto poder visitar sebos, mas na minha cidade não tem um. Na verdade tem, mas é só de livros didáticos sabe? Beijos!

      Excluir
  5. Ai eu amo livros, tenho vários que comprei em sebos e na Estante Virtual que são incríveis assim como os que comprei novos. Não tenho esse problema não.
    Amei o post flor, parabéns!

    Beijão!
    http://luumusiando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Duda! Eu nunca comprei na Estante Virtual, espero algum dia começar esse hábito. Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Rebeca. Gostei da sua abordagem no post e nunca parei para pensar nisso. Aqui em Bsb existem vários sebos, mas somente um é bastante conhecido. Os livros lá são bem em conta, mas o que mais chama atenção são os HQ's. Também gosto de usar os sebos virtuais, como o Estante virtual, que é muito bom também. Porém, não sou muito de comprar nesses lugares. Quando geralmente compro algo usado, vou em grupos de facebook ou instagram, pra mim é mais prático.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, poxa que legal! Por mais incrível que pareça eu sempre procuro grupos assim mas nunca encontro, uma pena. Beijos!

      Excluir

Popular Posts

Siga-nos no Instagram