Filmes reflexivos

janeiro 04, 2019


A seguir estão alguns filmes que além de entreter trazem muitas reflexões e ensinamentos. Estou fazendo isso porque eu sempre procurei por esses tipos de filmes, mas não encontro na internet muitas recomendações de filmes assim. Espero que assistam e gostem dos filmes já que eles são os melhores para mim.


1.Interestelar;
Sinopse: Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.


2.Passageiros;
 Sinopse: Durante uma viagem de rotina no espaço, dois passageiros são despertados 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo.

3.Histórias cruzadas;
 Sinopse: Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.


4.Sociedade dos poetas mortos;

Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".


5.O show de Truman;

Sinopse: Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional. 


6.Eu não sou um homem fácil;
Sinopse: O machista Damien (Vincent Elbaz) acorda em um mundo onde as mulheres e os homens têm seus papéis invertidos na sociedade, e tudo é dominado por mulheres. Ele entra em conflito com La Coach (Moon Dailly), uma poderosa escritora.



7.O mínimo para viver;
Sinopse: Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.


8.Estrelas além do tempo;
Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.


9.Como eu era antes de você;
Sinopse: Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.


10.Ele está de volta.
Sinopse: Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlin, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convercer a todos que ele é quem realmente diz ser.



 Extra:

11.Black mirror



 Sinopse: Uma espécie de híbrido entre "The Twilight Zone" e "Tales of the Unexpected", Black Mirror explora sensações do mal-estar contemporâneo. Cada episódio conta uma história diferente, traçando uma antologia que mostra o lado negro da vida atrelada à tecnologia.
Obs: Acrescentei mesmo não sendo um filme por ser uma das mais reflexivas para mim a respeito do uso excessivo da tecnologia.

Alguns dos filmes na lista estão presentes na netflix, tais como:
-Histórias cruzadas;
-Sociedade dos poetas mortos;
-O show de Truman;
-Eu não sou um homem fácil;
-O mínimo para viver;
-Ele está de volta;
-Black mirror(série).

Até a próxima...
Arrozfofinho.













You Might Also Like

7 comentários.

  1. Oi!
    Adorei a sua lista! Eu vi "O mínimo para viver" e acho que é um filme que todos deveriam ver, traz uma ótima reflexão. "Eu não sou um homem fácil" também é outra dica incrível, ver tudo com outros olhos por poucas horas é muito bom, mas quando acaba logo vem a tristeza porque é a nossa realidade, né?
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Obrigada por ter gostado da minha lista e pelo comentário, me deixa muito feliz.

      Excluir
  2. Oi Eu amo assistir filmes, de vários tipos. Gostei muito de sua lista. Dos filmes que citou eu assisti. Passageiros e amei demais. O Show de Truman, várias vezes, porque é perfeito! O mínimo para viver, foi bem forte e me fez refletir bastante nas coisas que quero para minha vida. Gostei muito de sua postagem. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, fico feliz que esses filmes te fizeram refletir, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Olá!
    Já assisti todos que você citou acima e são maravilhosos, se posso te recomendar um seria As Sufragistas, caso ainda não tenha assistido. É incrível, amei sua listinha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Eduarda.
      Muito obrigada pela recomendação e pelo comentário, vou assistir hoje mesmo!

      Excluir
  4. Sociedade dos Poetas Mortos, filme lendário!!!!
    Vou procurar assistir os demais da lista.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Siga-nos no Instagram