Resenha: Contato de Emergência.

janeiro 31, 2021





Contato de Emergência é uma obra escrita por Mary. H. K. Choi, sendo este seu primeiro livro de estreia, uma comédia romântica. A autora é sul-coreana e já produz trabalhos de renome, como artigos para The New York Times e quadrinhos para a Marvel e DC. O livro foi lançado no final de 2019 e trata sobre dois personagens, Penny e Sam, que diante de tantos problemas, passam a conversar um com o outro. A editora é a intrínseca e a edição, desde a estética da capa até a estrutura interna, são impecáveis.

Primeiramente, o enredo se baseia em capítulos alternados, indicando ora Penny, ora Sam, cuja idades são 18 e 21 anos, respectivamente. Para a garota, a história se inicia com sua entrada na universidade em busca de ser escritora, ao mesmo tempo que precisa lidar com seu relacionamento com a mãe, (deveras conturbado pela divergência de ideias) e um namoro agora à distância. Já para Sam, sua trama começa no trabalho do café, no qual é responsável pela vitrine e pelos doces. Ele também precisa lidar com um relacionamento, porém instável e abusivo emocionalmente, além de sua mãe. Outro aspecto que perpassa na vida dele é sua dificuldade de escolha quanto aos seus objetivos e complicações. 

Dessa forma, ambos se encontram diante do caos de suas vidas e, a partir disso, constroem um elo entre conversas por mensagem, sendo o contato de emergência um do outro. A história é bastante cativante, por abordar temas muito importantes de maneira fluida, mostrando que apesar das muitas problemáticas entre os personagens, há o desenvolvimento deles ao longo do percurso. Ademais, a dinâmica de pensamentos de ambos, a forte opinião e a forma como que lidam com os impasses é uma visão peculiar e significativa de conhecer.

Enfim, o que faz a obra ser tão marcante é a maneira como o romance é desenvolvido na obra, não é forçado nem imediato, mas sim gradual e que se adapta ao cotidiano e as problemáticas abordadas, e inclusive, a forma como os personagens progridem, como no caso de Penny, em sua busca de aprimorar a escrita, mostrando suas falhas e aprendizados. Particularmente, recomendo a leitura, sobretudo pois é uma obra descontraída e leve, apesar de não ser extremamente impactante ou que te deixa a mercê pós-leitura.

Obs: Como sou bastante atenta em questão de como colocar as obras que eu leio na minha redação, vou fazer aqui breves tópicos de como o livro pode se encaixar no tema do Enem ou de vestibulares, porém de forma bastante sucinta, então se quiserem eu posso expandir mais essa parte:

  • Tecnologia;
  • Relacionamento abusivo;
  • Escrita;
  • Educação financeira;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Classes sociais e desigualdade;
  • Família e cuidado parental;
  • Sociabilidade;
  • Abuso;
  • ...

Até a próxima...

Arrozfofinho.

You Might Also Like

0 comentários.

Popular Posts

Siga-nos no Instagram